
Olá galera do open source, o bate-papo de hoje será sobre o servidor gráfico, caso este nome tenha soado estranho para você, me acompanhe para saber mais.
Afinal, o que de fato é um servidor gráfico?
Para entrarmos de fato no servidor gráfico, precisamos entender como um computador funciona, mas calma, não é nada difícil de entender.
Um computador funciona da seguinte forma: ao ligá-lo, os dados são enviados do hd para a memória ram; a memória ram envia esses dados para o processador; o processador envia os dados para a placa de vídeo; os dados irão chegar primeiro na memória da placa de vídeo, a memória irá enviar os dados para o processador que está na placa de vídeo.
Hd = espaço que você tem para guardar os seus arquivos.
Memória ram = espaço em que seus arquivos serão armazenados, sendo isso de maneira temporária, pois ao desligar o computador, seus dados serão apagados automaticamente.
Processador = Ele responsável por executar as tarefas no seu computador, você abre o seu navegador, quanto mais rápido seu processador for, mais rápido o seu navegar abrirá.
Placa de vídeo = ela é a queridinha dos gamers, sua função processar imagens de alta qualidade, a memória armazena os dados de forma temporária, já o processador vai gerar aquele gráfico lindo do seu game.
Entendendo a maneira como um computador funciona, o servidor gráfico tem a função de distribuir a quantidade ideal de memória da placa de vídeo para as interfaces gráficas dos seus programas.
Antes, o programa pegava a quantidade que ele quisesse de memória, o que pode deixar o sistema bastante desordenado dependendo da situação.
Existem diversos servidores gráficos no mundo Linux, entre eles estão: Xorg, Wayland, Mir, entre tantos outros.
Chegamos ao final de mais um bate-papo, caso tenha visto algo incompleto ou errado, deixe o seu comentário, vamos melhorar o conteúdo sobre Linux juntos.
Até a próxima.
