Como entrar com tranquilidade no mundo Linux?

Olá usuários Linux, no bate-papo de hoje iremos falar sobre algumas dicas para quem está vindo para o pinguim.

Aprender a usar um novo sistema operacional não é algo fácil, mas também não é nada difícil, é preciso apenas ter paciência para encontrar uma distribuição que atenda às suas necessidades.

Desde já queremos deixar claro que NÃO EXISTE UM SISTEMA OPERACIONAL MELHOR DO QUE O OUTRO, ele simplesmente pode ou não atender a sua necessidade.

Sabendo disso elaboramos algumas dicas interessantes para aqueles que estão entrando no mundo Linux, buscando assim facilitar a adaptação de quem está começando.

*PROCURE UMA INTERFACE GRÁFICA QUE SEJA SEMELHANTE AO SISTEMA QUE VOCÊ ESTAVA USANDO ANTERIORMENTE –  a mudança de interface gráfica pode ser algo bastante incômodo para quem está começando, visto que a organização das ferramentas e aplicativos em um computador fornecem uma certa “autonomia” ao usuário, pois estabelecerá uma certa familiaridade em relação ao sistema, priorize uma interface semelhante ao que você já está mais familiarizado.

*BUSQUE PROGRAMAS SUBSTITUTOS AOS QUAIS VOCÊ JÁ ESTÁ ACOSTUMADO A USAR – aí está um problema bem grande para muitas pessoas, pois algumas delas dependem de um determinado software para que possam realizar uma atividade específica, pode acontecer daquele determinado software não ser compatível com as distribuições Linux, o que por sinal está bem longe de ser o fim do mundo, pois existem inúmeras alternativas no universo do pinguim.

Boa parte dos programas do pinguim são compatíveis com outros sistemas operacionais, incluindo o Windows, nada te impede de instalar uma versão daquele software no seu sistema operacional, antes da mudança em definitivo, assim você não irá ficar refém daquele software específico.

*BUSQUE UMA DISTRIBUIÇÃO ADEQUADA AO SEU USO – a escolha de um sistema operacional é algo de extrema importância, por isso pesquise sobre a distribuição a qual você quer usar, verifique para qual finalidade ela é voltada, levando em conta a finalidade a qual você irá usar.

*ESCOLHA UMA DISTRIBUIÇÃO POPULAR – sem sombra de dúvidas a escolha de uma distribuição popular é algo fundamental, pois isso irá te possibilitar encontrar uma grande variedade de conteúdo sobre ela, ou seja, encontrar uma solução para algum problema ou dúvida não será uma tarefa difícil.

*USE UMA INTERFACE GRÁFICA ADEQUADA PARA AS CONFIGURAÇÕES DO SEU COMPUTADOR – a interface gráfica que você usar, determinará o desempenho do seu computador. Caso você tenha um computador mais modesto, opte por uma interface mais leve e enxuta.

Para essa finalidade, temos várias opções como: XFCE, LXDE, LXQT, MATE, etc.

*TESTE OUTRAS DISTRIBUIÇÕES – definitivamente a primeira impressão não é a que fica. As vezes você pode não ter tido uma boa experiência com alguma distribuição, o que não significa que os sistemas baseados no kernel Linux sejam ruins, você apenas não se adaptou com aquela determinada distribuição, porém nada o impede de procurar uma outra opção, visto que isso é o que mais existe no mundo Linux.

E aí, viu algo errado ou incompleto? Gostaria de acrescentar mais uma dica? Não hesite, deixe o seu comentário, pois só assim teremos um conteúdo de boa qualidade para todos.

Enfim, chegamos ao final de mais um bate-papo.

Até a próxima.

Deixe um comentário