
Olá amigos aventureiros do pinguim, no bate-papo de hoje iremos falar sobre o Vulkan, fique comigo até o final para entender melhor o que de fato isso significa.
O Vulkan é uma API gráfica, assim como o DirectX lá no Windows ou até mesmo o seu antecessor OpenGL.
Mas afinal, o que é uma API gráfica?
Ok, vamos lá! API gráfica é um ponto de acesso aos recursos de desenvolvimento de um game, na prática trata-se de um “programa” que irá te dar acesso às ferramentas de desenvolvimento de um game, as quais são provenientes de um “programa maior”, desde a física do jogo até a construção de todo o objetivo a ser realizado pelo jogador, sendo isso por meio da programação.
O grande diferencial do Vulkan é o fato de fazer com que o game seja compatível com o Windows e com o Linux ao mesmo tempo, sendo isso de forma nativa, dispensando qualquer tipo de adaptação ou emulação para que assim o game rode em ambos os sistemas operacionais, o que por sinal não acontece com o DirectX, visto que o game desenvolvido com ele será compatível apenas com o sistema operacional da Microsoft.
Com a chegada do Vulkan os sistemas operacionais baseados no Linux, passaram a ter uma quantidade muito maior de games, visto que o Vulkan é plenamente compatível com o Windows, o que facilita o trabalho dos desenvolvedores de games, pois o game será compatível para ambos os sistemas.
Vale frisar que essa conversa que “Linux não tem jogos” é um mito, pois existe uma lista bem grande de games para o pinguim, claro que esse número ainda é pequeno em relação ao Windows, mas isso não significa que o sistema não tenha games.
Chegamos ao final de mais um bate-papo, se você viu algo errado ou incompleto deixe o seu comentário, pois isso nos ajudará a melhorar a qualidade dos nossos conteúdos.
Até a próxima.
