
Olá nobres guerreiros do pinguim, no bate-papo de hoje iremos falar sobre licença de software, para saber mais sobre o assunto, me acompanhe até o final.
Todo sistema software possui uma licença, lá estão presente as suas regras de uso entre outras políticas que o envolvem.
No mundo Linux não é diferente, embora o software tenha o seu código-fonte aberto isso não significa que ele não tenha regras em relação ao seu uso.
Os sistemas operacionais baseados no kernel Linux são licenciados pela GPL (General Public License – que significa em português Licença Pública Geral).
A GPL tem como base principal as quatro liberdades do software livre, as quais são:
1 – A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
2 – A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades.
O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3 – A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
4 – A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles.
O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Resumindo… licença de software é um conjunto de regras e políticas em relação ao uso daquele determinado programa, sistema operacional, aplicativo, etc.
Enfim, chegamos ao final de mais um bate-papo, caso você tenha visto algo incompleto ou errado faça o seu comentário, pois apenas dessa forma iremos conseguir melhorar a qualidade do nosso conteúdo, para assim beneficiar toda a comunidade de usuários do pinguim.
Até o próximo bate-papo.
