
Olá camaradas do pinguim, no bate-papo de hoje iremos falar sobre preempção, fiquem tranquilos que iremos falar sobre isso de forma clara e totalmente descomplicada.
No mundo do nosso querido pinguim existem diversos recursos e possibilidades para o uso dos sistemas operacionais baseados no kernel Linux, com isso as dúvidas começam a surgir.
Mas afinal, o que é preempção?
Vamos lá, um computador pode executar diversas tarefas ao mesmo tempo, desde aquelas que estamos vendo, até aquelas as quais sequer notamos, em meio a tudo isso é preciso estabelecer algumas prioridades daquilo que de fato deve ser executado – o que não significa que tarefas não prioritárias não serão realizadas, elas serão executadas posteriormente, elas apenas ficarão em segundo plano.
Ok, entendi! Mas como é definida uma tarefa prioritária?
Uma tarefa prioritária é definida por ela estar em primeiro plano.
Vamos imaginar a seguinte situação: você está trabalhando no seu computador, sendo mais específico na edição de um video, enquanto você deixa o editor de vídeo finalizando aquilo que você produziu, para ter uma segurança maior com os seus trabalhos já realizados você decide fazer uma cópia de segurança para um hd externo, inclusive essa segunda tarefa você deixa minimizada lá no seu sistema operacional.
Assim sendo a tarefa prioritária será a edição do seu vídeo, pois ela está em primeiro plano, haja visto que terá mais desempenho do seu computador na sua realização, o que não significa que a sua cópia de segurança não será realizada, apenas irá demorar um pouco mais para ser concluída, visto que existe uma tarefa prioritária a ser executada.
Lembrando que o kernel preemptivo NÃO É INDICADO PARA COMPUTADOR COM PROCESSADOR FRACO, sendo eles de apenas um núcleo, o famigerado “single core”.
O núcleo é como se fosse a quantidade de processadores que o computador tem, se um processador possui quatro núcleos, é como se ele tivesse quatro processadores naquele computador.
Voltando ao assunto… a razão de um kernel preemptivo não ser indicado para processadores fracos é o fato dele exigir mais do processador, o que poderá ocasionar problemas de desempenho devido à alta exigência em relação ao computador por completo.
É possível ter mais de uma tarefa prioritária sendo realizada no computador?
Sim, é possível, porém o ideal é que você tenha um computador com um processador mais potente, pois cada núcleo irá cuidar de uma tarefa de forma prioritária.
Vamos a um exemplo prático: imagine que você esteja executando quatro tarefas ao mesmo tempo no seu computador (ex: fazendo uma cópia de segurança dos seus arquivos para um hd externo, gravando filmes um pendrive, instalando um software, instalando um jogo no computador).
No caso você tem um processador com quatro núcleos no seu computador, ou seja, cada núcleo irá executar uma tarefa de maneira prioritária, logo você terá um desempenho equilibrado para todas as tarefas, o que não acontece em um processador que tem apenas um único núcleo, lembrando que se você deixar apenas uma única tarefa sendo executada pelo seu processador quatro núcleos o desempenho será ainda maior, logo a tarefa será executada com mais rapidez.
O conceito de preempção está presente no kernel de baixa latência, tema o qual que ficará para o próximo bate-papo.
Enfim chegamos ao final de mais um bate-papo, caso você tenha visto algo errado ou incompleto, faça o seu comentário, pois isso nos ajuda a melhorar a qualidade do nosso conteúdo, beneficiando assim todos os usuários do pinguim.
Até o próximo bate-papo.
