
Saudações camaradas do pinguim, no bate-papo de hoje iremos falar sobre kernel de baixa latência, caso isso tenha bugado a sua cabeça, venha comigo e fique até o final.
RECOMENDAMOS QUE LEIA O NOSSO BATE-PAPO SOBRE PREEMPÇÃO, POIS ELE É FUNDAMENTAL PARA QUE VOCÊ ENTENDA OS CONCEITOS CITADOS AQUI.
Aviso dado… bora para o que nos interessa!
O kernel é a base de qualquer sistema operacional, seja ele para qualquer plataforma.
Para entrarmos de vez no assunto, vamos entender o que é latência.
Latência é o tempo de resposta a um comando o qual foi dado, logo quanto menor for esse tempo, mais rápido será a resposta.
E é aí que entra o kernel baixa latência, visto que a sua função é dar a ordem para o sistema operacional abrir o programa o qual você clicou, com o tempo de resposta de 1 milissegundo.
Então quer dzer que eu vou ter um computador mais rápido, pois ele irá abrir o programa em apenas 1 milissegundo, certo?
Pois é… as coisas não funcionam bem assim.
A função do kernel é apenas dar a ordem para o sistema operacional abrir programa dentro do tempo de 1milissegundo, o que não significa que o programa abrirá em 1ms, pois isso irá depender do seu computador como um todo.
Certo… vamos a um exemplo prático.
Imagine você naquele sabadão, doido de fome, sem vontade de fazer comida, pois você é um completo desastre na cozinha (assim como eu rsrsrsrs), dentro dessa situação catastrófica, decide pedir um lanche ou algo mais comestível que a comida feita por você.
Você pega o telefone e liga para o estabelecimento, em um tempo total de cinco de minutos.
O que não significa que o seu lanche irá chegar cinco minutos, certo?
Pois o entregador precisará se deslocar até a sua casa, para assim entregar a sua comida.
Observe que você levou cinco minutos apenas para realizar o pedido, o tempo de entrega irá depender diretamente do entregador.
Vale lembrar que o kernel de baixa latência trabalha com os conceitos de preempção, pois existem tarefas as quais possuem prioridade na sua execução, ou seja, será dada por primeiro a ordem de execução de um determinando programa ao sistema operacional, oque não significa que o programa sem a prioridade não será executado, ele apenas será executado em um outro momento, pois a ordem para a sua execução também será dada em outro momento.
Caso você tenha visto algo incompleto ou errado, faça o seu comentário!
Pois ele nos ajuda a melhorar a qualidade do nosso conteúdo, beneficiando assim todos os usuários do pinguim.
