
Saudações queridos leitores, no bate-papo de hoje iremos falar sobre o cluster do hd, se você ficou curioso para saber um pouco melhor, fiquem comigo até o final.
LEMBRANDO, QUE O TERMO “CLUSTER” ESTÁ PRESENTE NOS SERVIDORES, PORÉM HOJE IREMOS ABORDAR O HD COMO FOCO PRINCIPAL.
Observações feitas… bora para o que nos interessa.
Primeiro devemos entender a função do hd, a qual é armazenar todos os nossos arquivos, desde fotos, músicas, filmes, games até a nossa querida distribuição Linux ou qualquer outro sistema operacional da nossa preferência.
Entendida a função do hd, vamos ao assunto principal.
Atualmente no mercado existem hd’s de inúmeros tamanhos de espaços de armazenamento, desde 500gb até 4tb, visto que a coisa não para por aí.
Certo, afinal o que é de fato o cluster?

Compreendendo o espaço de armazenamento que um hd, os clusters são as divisórias.
Divisórias… como assim?
Pense no hd como uma caixa a qual você irá colocar parafusos, sendo isso de forma organizada.
Para organizar os parafusos, a caixa precisará de várias divisórias (espaços menores), essas pequenas divisórias formam o tamanho total da caixa.
Resumindo…
Imagine que a caixa tem capacidade para suportar 400 parafusos, porém ela tem um total de 10 clusters.

Cada cluster suportará o total de 40 parafusos, e é justamente aí que ocorre o problema relacionado a partição desalinhada, visto que isso ocorre ao realizar a clonagem do hd, coisa a qual ficará para um próximo bate-papo.
Enfim, chegamos ao final de mais um bate-papo, caso você tenha visto algo errado ou incompleto, faça o seu comentário, pois ele irá nos ajudar a melhorar a qualidade do nosso conteúdo, beneficiando assim toda comunidade amante do pinguim.
Até o próximo bate-papo.
