
Olá nobres leitores, no bate-papo de hoje iremos falar sobre litografia, caso isso tenha causado bug na sua cabeça, fique comigo até o final.
A tecnologia evolui com extrema rapidez, ainda mais no mundo do hardware em que o desafio de desenvolver um equipamento que consuma o mínimo de energia possível é algo pertinente para as gigantes do hardware.
É muito comum nos depararmos com o termo “litografia” e isso é fomentado fortemente nas propagandas que as empresas fazem acerca do seu produto, mas você já se perguntou o que isso de fato significa? Pois é… é isso que iremos entender juntos aqui.
O hardware de um computador (placa de vídeo, processador) possui dentro dele um componente chamado transistor, com o tamanho extremamente pequeno, praticamente invisível aos olhos humanos, ele pode possuir várias funções dentro do circuito daquele determinado equipamento, porém, falando de forma resumida a sua principal função é fornecer energia para o restante do circuito, resultando em uma melhora significativa para aquela placa de vídeo ou processador.
Resultados da redução da litografia em um hardware.
Como resultado da redução, você pode ter um processador ou placa de vídeo com um desempenho maior, visto que mais transistores serão colocado em um mesmo espaço físico, consumindo uma quantidade menor de energia, resultando em uma temperatura interna menor, ou seja, o hardware esquentará menos.
Como ocorre a redução da litografia?
Os transistores presentes na placa de vídeo ou processador são ligados entre si pelos nodos, que são os pontos de comunicação, fazendo com que esses componentes trabalhem em conjunto, quando se tem uma redução na litografia, teremos uma redução nos nodos e em muitos casos a redução do tamanho físico do componente juntamente com a linha de circuito impresso.
Agora que eu não entendi foi nada. Acalme-se caro leitor, vamos a um exemplo prático.
Imagine um trem cargueiro, ele é composto pelos vagões e os pontos que conectam um ao outro, uma redução na litografia, significa que esses pontos que conectam os vagões terão o seu tamanho físico reduzido, logo, mais vagões serão colocados naquele mesmo espaço, fazendo com que o trem consiga levar muito mais carga, resultando assim em uma produtividade muito maior.
Resumo
– TRANSISTORES = VAGÕES.
– NODOS = PONTOS QUE CONECTAM UM VAGÃO AO OUTRO.
– TRILHOS DO TREM = LINHAS DE CIRCUITO IMPRESSO.
OBS= As linhas de circuito impresso são os caminhos os quais a energia percorre, alimentando assim todo circuito juntamente com os componentes.
Enfim, chegamos ao final de mais um bate-papo, caso você tenha visto algo errado ou incompleto faça o seu comentário, pois assim iremos conseguir melhorar a qualidade do nosso conteúdo, o que beneficiará todos os usuários do pinguim.
Até o próximo bate-papo.
