
Saudações amados leitores, no bate-papo de hoje iremos falar sobre placa de vídeo, esse componente que é a “cereja do bolo” de muitos computadores e ao mesmo tempo é a vilã de muitos bolsos dos seus consumidores. Se você ficou aí todo curioso para saber mais sobre esse assunto, acomode-se confortavelmente e pegue aquela xícara majestosa de café e fique comigo até o final.
Certo, se você está lendo este texto pelo computador, certamente tem uma placa de vídeo gerando a imagem do seu monitor.
A placa de vídeo tem a função de gerar imagens de alta qualidade seja no momento em que você está jogando ou até mesmo assistindo um filme ou série que você tanto gosta.
Alguns processadores possuem os gráficos integrados, que é basicamente uma placa de vídeo do processador, lembrando que o processador irá processar as imagens de alta qualidade além de usar parte da sua memória ram como memória de vídeo (já temos um bate-papo sobre memória ram, caso ainda não tenho lido, recomendamos que leia, também ainda iremos falar sobre os gráficos integrados do processador em um bate-papo futuro).
Na prática como funciona a placa de vídeo?
A placa de video recebe as informações as quais são enviadas pelo processador (que no caso são dados sobre a imagem a ser gerada), com isso os dados são armazenados temporariamente na memória da placa de vídeo.
ATENÇÃO! MUITAS PESSOAS ACHAM QUE PLACA DE VÍDEO BOA É AQUELA QUE TEM BASTANTE MEMÓRIA E ISSO NÃO É VERDADE, POIS A MEMÓRIA É O ESPAÇO PARA ARMAZENAR TEMPORARIAMENTE OS DADOS, POIS UMA PLACA PODE MUITO BEM TER UMA QUANTIDADE DE MEMÓRIA MENOR E SER BEM MAIS RÁPIDA DO QUE OUTRA COM UMA QUANTIDADE DE MEMÓRIA MAIOR.
Recado dado… bora retomar o assunto!
Continuando… Os dados que são armazenados na memória da placa de vídeo serão mandados para a GPU (processador da placa de vídeo) e ele processará a imagem a qual você está vendo nesse exato momento, ou permitirá que você jogue ou não aquele seu game preferido.
Enfim, chegamos ao final de mais um bate-papo, caso você tenha visto algo errado ou incompleto, não hesite em fazer o seu comentário, pois ele é uma peça fundamental para conseguirmos produzir conteúdos de qualidade, beneficiando assim todos os usuários do pinguim juntamente com os amantes da tecnologia.
Até o próximo bate-papo.
