
Saudações amados leitores, no bate-papo de hoje iremos falar sobre criptografia assimétrica, fique comigo até o final para conhecer um pouco mais sobre criptografia.
RECOMENDADO A LEITURA DOS DOS ÚLTIMOS BATE-PAPOS ANTERIORES, OS QUAIS FALAM SOBRE CRIPTOGRAFIA E CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA, POIS ASSIM UM ENTENDIMENTO MAIS SÓLIDO SEJA CONSTRUÍDO.
Conforme falado nos bate-papos anteriores, a criptografia é um componente de extrema importância quando o assunto é a segurança dos nossos dados na internet.
Mas você já parou para pensar sobre como ela funciona? É sobre isso que iremos falar aqui.
Diferente da criptografia simétrica, a criptografia assimétrica trabalha com duas chaves, uma chave cifra (fecha) e a outra chave decifra (abre) o arquivo, o que acaba por resultar em uma segurança maior, lembrando que o arquivo só será aberto com as duas chaves em mãos, tanto a chave para fechar quanto a chave para abrir.
Agora que eu não entendi foi nada.
Fique tranquilo! Vamos entender um pouco melhor todo esse cenário.
Pense na seguinte situação, você está prestes a receber uma encomenda na sua casa, diante disso você precisa dizer um código ao entregador para receber a encomenda que é o código de recebimento, porém você precisa dizer também o código de envio, o qual é emitido pelo remetente (quem está te enviando a encomenda), ou seja você precisa dos dois códigos para poder acessar aquela encomenda.
Resumo
Código de envio – chave que cifra (fecha) o arquivo
Código de recebimento – chave que decifra (abre) o arquivo
Código de envio + código de recebimento = acesso total naquela determinada encomenda.
Enfim, chegamos ao final de mais um bate-papo, caso você tenha visto algo errado ou incompleto, não hesite em fazer o seu comentário, pois isso irá nos ajudar a melhorar a qualidade do nosso conteúdo, beneficiando assim todos os usuários do pinguim juntamente aos amantes de tecnologia.
Até o próximo bate-papo.
